Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Com clima favorável, produção de grãos é estimada em 272,5 milhões de toneladas para 2ª safra

Publicado em

Segundo os índices do 10º Levantamento da Safra, publicado nesta quinta-feira (07), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no país deverá atingir 272,5 milhões de toneladas, no ciclo 2021/2022, devido às condições climáticas favoráveis para as culturas da 2ª safra. Em comparação com a temporada passada, esse volume representa um crescimento de 6,7%, que totaliza aproximadamente 17 milhões de toneladas.

Na 2ª safra, cerca de 60% do milho já está em maturação e 28% estão colhidos. Estima-se que a colheita total do cereal alcança 115,6 milhões de toneladas, marcando um volume superior de 32,8% ao ciclo passado. Somente na 2º safra a produção apresenta um aumento de 45,6%, chegando próximo a 88,4 milhões de toneladas. Se esse resultado for verídico, o resultado registrado será o maior em toda a série histórica. 

Vale ressaltar que, mesmo com o estágio avançado da cultura, cerca de 19% das lavouras de de 2ª safra de milho ainda se encontram sob influência do clima.

Continua depois da publicidade

Outro grão que tende a registrar recorde na produção com colheita estimada pela estatal em mais de 3 milhões de toneladas é o sorgo, utilizado na preparação de ração para animais, principalmente frango. Os estados que apresentam os maiores percentuais de crescimento são Mato Grosso do Sul com incrementos de  362,6%, Piauí com 227,2% e Bahia com 98%. 

Já no caso do feijão, a produção total está estimada em 3,1 milhões de toneladas, com destaque para a segunda safra da leguminosa, que deverá registrar um aumento de 26% em relação à temporada passada, saindo de 1,1 milhão de toneladas para 1,4 milhão de toneladas. Esse aumento pode ser explicado devido às boas condições climáticas registradas. 

Para o arroz e a soja, que foram afetadas pela estiagem ocorrida na região Sul do país e em parte de Mato Grosso do Sul. Conforme a Companhia, espera-se 124 milhões de toneladas da produção da oleaginosa e 10,8 milhões de toneladas para a colheita do arroz. 

Em relação ao trigo, de acordo com a estimativa do Conab, a produção deve chegar a 9 milhões de toneladas, atingindo também um novo recorde, com um volume de crescimento na colheita de 75% em comparação à safra de 2019. 

Fonte: Agroplus.tv

Fonte: AgroPlus

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress