Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Com laranja da região de Tanguá (RJ) Brasil alcança a marca de 100 Indicações Geográficas

Publicado em

O Brasil alcançou, nesta terça-feira (26), a marca de 100 Indicações Geográficas (IG) reconhecidas para produtos nacionais e internacionais. A IG de número 100 foi concedida na espécie “denominação de origem” para a laranja da Região de Tanguá, do estado do Rio de Janeiro, reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Para conseguir o registro como IG, a estrutura da região contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa solos e demais instituições que aportaram recursos para realizar pesquisas que comprovaram as características específicas das laranjas. Conforme a pasta do governo federal, para ganhar esse reconhecimento, os produtos ou serviços precisam possuir características de seu local de origem. 

A conquista do reconhecimento atribui aos produtos reputação, valor intrínseco e identidade própria, classificando o mesmo como diferente e especial em relação aos seus similares comercializados no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única, devido a recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire).

Continua depois da publicidade

Estando relacionadas a fatores de produção específicos, como o conhecimento dos agricultores de citros da região, que costumam colher os frutos com o pêndulo, a fim de manter algumas folhas da laranjeira, as laranjas da região de Tanguá detêm uma doçura maior, cor pronunciada e suculência. As laranjas da região são da espécie  Citrus sinensis das variedades Seleta, Natal Folha Murcha e Natal Comum.

Além disso, a chegada de um registro de Indicação Geográfica (IG) traz para uma região benefícios tanto para o produtor quanto para a economia local. Como por exemplo, turistas, geração de empregos, valorização da gastronomia regional e promoção do desenvolvimento rural. 

Das 100 IGs registradas no país, 32 são Denominações de Origem (23 nacionais e nove estrangeiras) e 68 Indicações de Procedência (todas nacionais).

Fonte: AgroPlus

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress