BRASIL
Custos de produção de frangos caem em junho
Conforme as informações divulgadas pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAVS) os custos de produção de Aves caíram e o de Suínos se manteve estável no mês de junho. A queda foi influenciada, principalmente, pelos custos com a nutrição animal.
Para a avicultura de corte, a Embrapa informa que a queda com a alimentação das aves foi de 2,46%, baixando em 2,61%, no mês de junho, comparado com o de maio, fechando em 423,50 pontos, menor valor já registrado em 2022. No Paraná, o custo de produção do quilo do frango de corte vivo caiu R$ 0,15 em junho com relação a maio, chegando aos R$ 5,47. Nos últimos doze meses, o ICPFrango apresentou uma variação de 6, 11% e de janeiro até julho o mesmo acumulou alta de 4,95%.
Além dos custos com a nutrição das aves, outro fator que influenciou a queda do ICPFrango foi o custo com a aquisição com pintinhos de um dia, que teve um baixa de 0,21%, no mês de junho. O que representou 14,34% dos gastos com a atividade no mês de referência.
Já em relação à suinocultura, o ICPSuíno se manteve estável, com uma leve alta de 0,05%, em comparação com o mês de maio, registrando 419,91 pontos. Nos primeiros seis meses do ano, o ICPSuíno acumulou 4,84% de alta e 7,61%, de janeiro até agora.,
O fator que mais impactou na suinocultura foi o aumento com o transporte, que aumentou em 0,10%, segundo o ICPSuíno, o que corresponde a 4,35% dos investimentos na atividade.
Fonte: Agroplus.tv
Fonte: AgroPlus