BRASIL
Efeito vacina: internações por covid despencam 90% em relação ao pico da pandemia
Efeito vacina: internações por covid despencam 90% em relação ao pico da pandemia
Maior parte dos internados, no entanto, já foram vacinados, fator que aponta para a necessidade de cuidados ainda.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, as internações de pacientes porCovid-19 entre 8 e 28 de setembro sofreram uma queda de 90% em relação ao pico da epidemia.
Os dados são de instituições da rede pública municipal.
No período apontado, foram hospitalizados 1.082 pacientes maiores de 18 anos. No primeiro trimestre do ano, o pior de todos, cerca de 10 mil adultos chegaram a ser internados em período equivalente.
A equipe da prefeitura credita a queda à vacinação: 87% da população da capital que tem mais de 18 anos já foi imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19.
A maior parte dos internados, no entanto, já foram vacinados, fator que aponta para a necessidade de cuidados ainda.
Do total de 1.082 internados, 75% (817) já foram vacinados. Destes, 184 já tomaram ao menos a primeira dose, e 633 estão com a imunização completa.
Dos vacinados internados, 38% (315 pessoas) acabaram necessitando de UTI. A maioria deles (245) já estava completamente imunizada, com duas doses ou com a dose única da Janssen. E 70 tinham recebido apenas a primeira dose.
Já entre os 263 pacientes que não receberam vacina, 41% (108 pessoas) foram parar na UTI.
A maioria das pessoas internadas (671, ou 62%) nas três semanas analisadas, em UTI ou na enfermaria, tinham mais de 60 anos.
Com informações da coluna de Mônica Bergamo