BRASIL
Estação de Monta: Veja porquê os pecuaristas mato-grossenses devem se planejar
Com o início do período chuvoso em Mato Grosso, pecuaristas do estado já devem se preparar para o começo da estação de monta. A prática exige planejamento e é considerada uma das ferramentas mais importantes para o ganho de produtividade.
Prática empregada na criação de bovinos, a estação de monta é uma técnica sem custo e que consiste em concentrar as atividades reprodutivas em um período do ano, onde as matrizes serão expostas à reprodução seja por meio natural ou inseminação artificial.
Diante disso, é recomendado que os pecuaristas se planejem para obter o melhor potencial de desenvolvimento de seu rebanho, uma vez que estabelecer um período de estação de monta que coincida com o momento de maior e melhor qualidade da pastagem, proporciona impacto na fertilidade dos animais. Para esse planejamento, o produtor precisa realizar, por exemplo, a compra de insumos, como a escolha do sêmem de touros caso optem pela inseminação artificial, vacinação dos animais contra doenças reprodutivas e fazer exame andrológico, para avaliação dos reprodutores.
Além dessas indicações, para que a estação de monta gere um bom resultado, o pecuarista deve se ater também à condição nutricional dos animais. Para a concepção e a condução da gestação, as matrizes devem estar bem nutridas e apresentando uma condição corporal adequada. Ainda é preciso prestar atenção à qualidade do sêmen a ser utilizado, dando preferência para os animais com avaliação genética.
A estação de monta permite que o pecuarista concentre os partos em em um único período, formando assim uma temporada de parição e posteriormente de desmama. Outra vantagem é a facilidade nas operações de manejo dos animais, os cuidados com os bezerros e a possibilidade de avaliar o desempenho de touros, a fim de identificar animais improdutivos e orientá-los no descarte correto.
Fonte: AgroPlus