BRASIL
Estratégias nutricionais utilizada durante período de seca proporcionam melhor produtividade dos animais
O período do inverno em Mato Grosso, geralmente marcado pela redução e até mesmo ausência de chuvas, interfere diretamente tanto na disponibilidade quanto na qualidade das pastagens e no ganho de peso dos animais.
Buscando amenizar a situação causada por esse período, os produtores lançam mão de suplementação no cocho para manter o padrão nutricional dos animais, melhorando a produtividade do rebanho e evitar prejuízos na atividade pecuária.
Dentre os insumos mais ofertados para manter esse padrão nutricional está o sal proteinado, ureado ou rações, sendo os principais ingredientes das rações o milho, a soja e seus derivados, ou subprodutos, como farelos e o DDG, que é obtido do milho após a extração do etanol pelas usinas. Essa suplementação é necessária, pois, majoritariamente, os bovinos são alimentados exclusivamente de pastos e, com a escassez de chuva, as pastagens perdem muito o seu teor nutritivo e, consequentemente, o ganho de peso dos animais diminui.
Em média, um bovino consome em torno de 2% a 2,5% do peso vivo de matéria seca por dia. Dependendo da quantidade, da qualidade e disponibilidade das pastagens, parte dessa quantidade precisa ser incrementada com grãos, para suplementar a dieta alimentar. Além disso de auxiliar na dieta, a suplementação ainda possibilita a absorção dos nutrientes e a transformação dos mesmos em carne e leite.
Fonte: Agroplus.tv
Fonte: AgroPlus