Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Expectativa de vida do acreano supera média mundial, diz pesquisa do IBGE

Publicado em

Idosos no município de Brasileia/Foto: Raylanderson Frota

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados em nesta última semana, a média de vida da população brasileira é 77 anos. No estado do Acre, a média chega a 75,3, superando a expectativa mundial que, atualmente, ocupa a margem de 72 anos.

Os estados brasileiros que ocupam as maiores expectativas são: Santa Catarina, com 80,4 anos, seguida por Espírito Santo com 79,5, e São Paulo com 79,3 anos. As menores são Piauí e Maranhão, com 71,3, e Rondônia com 72,2.

Em 2020, a média de vida da população brasileira era de 76,8 anos. Após a atualização dos dados, a população do país adquiriu 2 meses e 26 dias a mais. Se for considerar apenas a população feminina, a média de vida ao nascer é de 80,5 anos, já para os homens, a contagem cai para 73,6 – e isto está ligado às causas externas ou não naturais, como acidentes, homicídios e suicídios, que impactam na diminuição da expectativa de vida masculina.

Continua depois da publicidade

Historicamente, a menor expectativa foi em 1940, quando a população chegava apenas aos 36 anos, seguidos de 43 anos em 1950 e 55 em 1960. Ao longo das décadas, a expectativa de vida tem aumentado consideravelmente e, atualmente, chega à margem de 77 anos no Brasil.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress