BRASIL
Influenza aviária: Amazonas em alerta, Adaf intensifica monitoramento

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta para as Defesas Agropecuárias de todo o país, após o surgimento de novos casos de Influenza aviária em países vizinhos. Em resposta, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) iniciou um novo ciclo de inquérito epidemiológico para garantir a segurança avícola no estado.
As equipes da Adaf visitarão 190 granjas em 31 municípios até 30 de junho, com foco em propriedades com mais de mil aves e áreas de maior risco de contato com aves silvestres. As amostras coletadas serão analisadas em laboratórios em Campinas (SP) e Recife (PE).
Até o momento, 59 granjas já foram visitadas nos municípios de Manacapuru, Iranduba, Anori, Urucurituba e Itacoatiara. O objetivo é monitorar a situação e evitar a transmissão local da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle, garantindo a saúde das aves e a segurança da produção avícola no Amazonas.
A Adaf reforça a importância da colaboração de criadores e produtores para evitar a propagação da doença, seguindo as recomendações de biossegurança e notificando qualquer suspeita de doença em aves.
