BRASIL
Latam suspende temporariamente voos de Brasília para Rio Branco a partir de abril devido à alta dos combustíveis
A partir do dia primeiro de abril, os voos da Latam saindo de Brasília para Rio Branco estão suspensos. Em nota, a empresa justificou o alto preço do querosene da aviação, resultante da evolução da guerra na Ucrânia.
Segundo a Latam, esses voos programados neste primeiro semestre de 2022 foram postergados para o terceiro trimestre deste ano.
A companhia lamentou pelo impacto causado aos clientes e orienta a acessarem o site latam.com. Os clientes com voos alterados neste período poderão remarcar o voo sem multa e diferença tarifária na mesma cabine do voo original. O cliente ainda pode solicitar o reembolso sem multa. Todas essas alternativas são válidas até o vencimento do bilhete (12 meses após a data da compra).
“A companhia lamenta pelo impacto causado aos clientes em função destas alterações que resultam de fatores externos alheios à sua vontade e orienta os seus clientes a acessarem o site latam para saberem se o seu voo foi postergado. Ao inserir os dados da viagem, o cliente com voo alterado conseguirá visualizar o aviso sobre a modificação”, diz o comunicado da empresa.
Na última semana, as principais companhias aéreas do país, incluindo a Latam, já tinham confirmado que iam aumentar, nas próximas semanas, o preço das passagens. A alta segue o curso de subida do preço dos combustíveis no mercado internacional, resultado do encarecimento das commodities desde a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia.
“É inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que, infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens”, informou a empresa ao g1.