Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Moradores do Triângulo Mineiro relatam queda de meteoro em Minas

Publicado em

Astrônomo explica que maior parte dos meteoros se pulveriza antes de chegar ao solo.

Moradores de Patos de Minas, Uberlândia e outras cidades do Triângulo Mineiro relatam, nas redes sociais, a queda de um meteoro visível da região na noite dessa sexta-feira (14). Uma imagem compartilhada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) também registra o clarão registrado em Patos de Minas. Não há, ainda, relatos de danos devido à queda, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A página Astronomiaum, dedicada a fenômenos astronômicos e seguida por 600 mil pessoas no Twitter, compartilhou vídeos de câmeras de vigilância que teriam flagrado a queda.

Continua depois da publicidade

O astrônomo Renato Las Casas, ex-coordenador do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UMG), explica que a chance de um meteoro causar grandes danos na Terra é pequena – embora exista.

“Toneladas de material do espaço caem no nosso planeta todos os dias. Nos últimos anos, temos mais câmeras registrando os fenômenos. A grande maioria dos meteoros não sobrevive à queda e se pulveriza. Quando resta algo do interior dele, chamamos de meteorito”, explica.

O professor detalha que o clarão visto durante a queda de um meteoro deve-se ao grande calor que ele gera. “Ele se aquecem até virar uma brasa e comprimem o ar à frente, daí temos uma região de luminescência”, diz.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress