BRASIL
Mulher vai tomar banho e encontra cobra de um metro no telhado do banheiro; VÍDEO
Uma mulher encontrou uma cobra no telhado do banheiro no momento em que ia tomar banho em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense, na quinta-feira (4). Os especialistas da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) confirmaram a situação e fizeram o resgate do animal.
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI.
Em uma das imagens é possível ver o biólogo Christian Raboch puxar a cobra pela cauda para fazer a retirada. A soltura da caninana em área de mata deve acontecer nesta sexta-feira (5).
A cobra era da espécie caninana, que não é peçonhenta mas pode morder. O animal tinha cerca de um metro de comprimento.
O resgate
A ocorrência foi registrada no bairro Jaraguá 84. Segundo a moradora, duas cobras estavam escondidas no telhado. Uma delas foi vista na área do banheiro. O segundo animal não foi encontrado pelos especialistas, a suspeita é que o indivíduo tenha voltado para a mata.
O biólogo Christian Raboch registrou a retirada do animal do local em vídeo. Ele usou uma escada para chegar até onde a cobra estava escondida.
“Ficamos cerca de uma hora no local procurando pela cobra. Mas quando resgatamos o animal já não estava mais no banheiro. Ela acabou passando por cima da casa, da lage, e se escondeu ali”, relembra Christian.
As caninas se alimentam de filhotes de passarinho e pequenos roedores afirmou o especialista.
No momento em que o biólogo retira o animal do local, é possível perceber que a cobra tentar se aproximar do rosto de Christian, que a afasta com um equipamento.
“Mais um bichinho resgatado. Caninana é braba Christian, morde? Nada, é de boa”, diz o biólogo no vídeo.
O que fazer em caso de picada?
- Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
- não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
- o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
- a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
- é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Onde ligar?
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
- Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
- Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
- O telefone da Fujama é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.