BRASIL
PM intercepta transporte ilegal de 23 migrantes cubanos em fuga para o Sul do Brasil

Bonfim, RR – A Polícia Militar de Roraima (PMRR) interceptou, na quarta-feira (8), um grupo de 23 migrantes cubanos nas proximidades da BR-401, em Bonfim, município fronteiriço com a Guiana. Os migrantes revelaram às autoridades que fugiram de Cuba e estavam sendo transportados irregularmente com destino ao Sul do Brasil, em busca de refúgio.
A ação ocorreu após denúncias de veículos em atitude suspeita na rodovia. Ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram o grupo de cubanos escondido na vegetação, próximo à estrada. Os responsáveis pelo transporte ilegal dos migrantes evadiram-se antes da abordagem policial e seguem foragidos.
Os migrantes receberam orientações detalhadas sobre os procedimentos necessários para regularizar sua situação migratória no Brasil e como solicitar refúgio junto à Polícia Federal. A PMRR informou que está intensificando a fiscalização nas rodovias da região para combater o tráfico de pessoas e garantir a segurança dos migrantes que buscam refúgio no país.
O caso reacende o debate sobre as rotas de imigração irregular na região Norte do Brasil e os desafios enfrentados pelos migrantes que buscam refúgio no país. A crise econômica e política em Cuba tem impulsionado um crescente número de cidadãos cubanos a buscar refúgio em outros países, incluindo o Brasil.
