CIDADES
Acesso à Mamografia: Mulheres Ashaninka do Rio Amônia são atendidas pela primeira vez no navio “Doutor Montenegro”

A 25ª edição da Operação Acre, realizada pela Marinha do Brasil, trouxe um marco para a saúde das mulheres indígenas Ashaninka da Terra Indígena Apiwtxa, no Rio Amônia. Pela primeira vez, elas tiveram acesso ao exame de mamografia sem precisar se deslocar até Cruzeiro do Sul ou Rio Branco.
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, atracado em Marechal Thaumaturgo desde o dia 13 de março, levou a mamografia até a comunidade indígena, garantindo um acesso mais fácil e seguro ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
O comandante do navio, Capitão de Corveta Maforte, destacou a importância do acesso à saúde para as comunidades indígenas, especialmente em relação à dignidade e à qualidade de vida.
Além da mamografia, o NAsH “Doutor Montenegro” realizou 114 consultas médicas, 21 atendimentos odontológicos e distribuiu 2.792 medicamentos na comunidade Apwiuxa. A equipe de saúde contou com intérpretes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) para facilitar a comunicação e garantir o respeito à cultura e aos costumes locais.
A ONG Americas Amigas também teve papel fundamental na iniciativa, auxiliando na execução dos exames e na emissão dos laudos. A Terra Indígena do Rio Amônia, com cerca de 800 habitantes Ashaninka, está localizada em Marechal Thaumaturgo, abrangendo uma área de 87.205 hectares.
O NAsH “Doutor Montenegro” segue sua jornada pelo Rio Juruá, levando assistência médica a comunidades ribeirinhas do Acre. Após a comunidade do Triunfo, o navio seguirá para Porto Walter, Jura Mirim e Paraná dos Mouras, com previsão de retorno a Cruzeiro do Sul no dia 15 de abril, para dar início a uma nova fase de atendimentos.
Desde o início da Operação Acre, a equipe da Marinha já realizou mais de 3.400 atendimentos, incluindo consultas médicas, odontológicas, exames de mamografia e a distribuição de milhares de medicamentos, impactando positivamente a saúde da população ribeirinha do estado.
