CIDADES
Acre recebe mais de 37,8 mil doses de Pfizer e Coronavac para vacinação de crianças contra Covid-19
O Ministério da Saúde enviou ao Acre, nessa terça-feira (1), mais 37.860 doses de vacinas que devem ser usadas no público de crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra Covid-19.
Deste total, 27.760 são doses da Coronavac e mais 10.100 de Pfizer. O material foi entregue na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Rio Branco.
No dia 20 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade.
Este é o quarto lote de vacinas pediátricas que chega ao estado. O primeiro lote chegou no dia 14 de janeiro com 7,2 mil doses de Pfizer. Logo depois, no dia 17 de janeiro, mais 7,2 mil doses foram enviadas ao estado. Já no dia 25 de janeiro, o estado recebeu o primeiro lote da Coronavac que seria usado em crianças, com 12.960 doses.
Com os quatro lotes, o estado já contabiliza 65.220 doses de vacinas pediátricas, sendo possível vacinar 54% do público infantil, já que a estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é vacinar aproximadamente 120 mil crianças de 5 a 11 anos.
A vacinação pediátrica iniciou no Acre no dia 17 de janeiro com doses da Pfizer pediátrica. Só em Rio Branco, 49 mil crianças devem ser vacinadas.
Covid no Acre
O mês de fevereiro começou com a confirmação de mais seis mortes pela Covid-19 no Acre, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) nesta terça-feira (1º). Com isso, o número de infectados saiu de 101.260 para 101.417 e o de mortes subiu para 1.877.
As mortes registradas no boletim ocorreram em Rio Branco, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.
Crianças indígenas
A vacinação das mais de 6,4 mil crianças indígenas de 5 a 11 anos no Acre deve começar até a próxima semana, segundo previsão dos Distritos Sanitários Especiais do Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá (Dseis).
As equipes passam por treinamento e estavam aguardando a chegada das doses do imunizante para iniciar a imunização.
O Dsei Alto Rio Purus informou que serão vacinadas na região 2.531 crianças. Já na região do Dsei Alto Rio Juruá serão 3.912 crianças indígenas imunizadas.
Vacinação em crianças na capital
As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização e a 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.
Outra informação destacada é que a vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo entre as vacinas de rotina e contra a Covid é de 15 dias.
Sem receita médica
O Acre não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid, segundo a Sesacre. Em dezembro do ano passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a afirmar que recomendaria a cobrança do documento.
No dia 5 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos eabriu mão da exigência de receita médica para imunização desta faixa etária.