Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Advogado morto em acidente em SP postou vídeo antes de decolar

Publicado em

Márcio Louzada Carpena é uma das vítimas do acidente aéreo que ocorreu na Barra Funda, em São Paulo Foto: Reprodução/Instagram

O advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, uma das vítimas da queda do avião na Barra Funda, em São Paulo, postou um vídeo pouco antes de decolar, no Aeroporto Campo de Marte. Na imagem, ele mostra a aeronave, indicando que estava a caminho de Porto Alegre (RS).

Nas imagens publicadas em seus stories, no Instagram, a vítima mostrou o avião na pista e escreveu: “São Paulo – Porto Alegre”.

Continua depois da publicidade

O King Air F90 foi comprado pelo advogado há cerca de dois meses. Em suas redes sociais, ele publicou fotos ao lado da família no dia 26 de dezembro, nas quais compartilhou a primeira viagem a bordo da aeronave. “Registro do primeiro voo no PS-FEM. Brasil ?? ➡️Uruguai??. Família reunida. ?”, escreveu na legenda.

Dados obtidos pelo Terra junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que o veículo de prefixo PS-FEM foi adquirido em 11 de dezembro de 2024, pela Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos.

Continua depois da publicidade

A empresa, aberta em outubro de 2009, com sede em Porto Alegre, tem como sócio Márcio Louzada Carpena. Ainda segundo dados da Anac, o avião estava em situação normal e não tinha nenhum gravame registrado.

Quem era o advogado?

De acordo com as informações divulgadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, o copiloto era Márcio Carpena, advogado, palestrante e professor de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Carpena, como era conhecido, era casado com Francieli Rozales e deixa três filhos. Nas redes sociais, ele dizia que ajudava e motivava pessoas a “verem o mundo de uma forma diferente”, além de “buscar auxiliar na construção de uma sociedade mais doce, verdadeira e próspera”.

Entre 2003 e 2009, ele presidiu a Academia Brasileira de Direito Processual Civil.

Continua depois da publicidade

Queda na Barra Funda

A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15, caiu na avenida pouco tempo  depois, bateu em um ônibus e pegou fogo. O avião tinha como destino Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas — piloto e copiloto — que estavam dentro da aeronave morreram no local. Além disso, seis pessoas ficaram feridas, duas delas de forma mais grave: um motoqueiro que foi atingido por uma peça e uma senhora que estava no interior do ônibus atingido pelo avião ao cair. Quatro vítimas leves foram socorridas para hospitais da região.

Continua depois da publicidade

No local do acidente, a reportagem do Terra sentiu um cheiro forte de combustível e também viu destroços do avião nos arredores. As vias que ficam nas proximidades do lugar do acidente foram interditadas.

As autoridades ainda não informaram as possíveis causas do acidente. Mas a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que investigadores já foram acionados para a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias.

“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement