CIDADES
Amapá inova com robô para colheita de açaí e impulsiona a bioeconomia na Amazônia

Macapá, AP – A colheita de açaí na Amazônia acaba de ganhar um importante aliado tecnológico. Foi lançado, na segunda-feira (24), em Macapá, o AçaíBot, o primeiro robô brasileiro desenvolvido para auxiliar na extração do fruto. O lançamento ocorreu durante a inauguração de uma fábrica da empresa paraense KAA Tech, responsável pela criação do equipamento.
O AçaíBot é capaz de escalar os açaizeiros de forma autônoma, cortar os cachos e permitir que um único operador colha até uma tonelada de açaí por dia, um aumento de dez vezes em relação à colheita manual. Segundo a empresa, a instalação da fábrica no Amapá tem como objetivo aproximar a tecnologia das comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, que são os principais produtores de açaí na região.
De acordo com Reinaldo Santos, idealizador do projeto, o AçaíBot foi desenvolvido para reduzir os acidentes graves que ocorrem com os peconheiros, os trabalhadores que colhem o açaí manualmente. Leve e portátil, o robô pode ser transportado com facilidade e operado por meio de um controle intuitivo. Sua tecnologia é semelhante à utilizada em carros elétricos, o que garante baixo impacto ambiental.
Com a fábrica em funcionamento, a KAA Tech planeja expandir a produção para todos os estados da Amazônia Legal, fortalecendo a economia sustentável, aumentando a segurança no trabalho, elevando a produtividade e promovendo a preservação ambiental.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou da inauguração e ressaltou que o projeto está alinhado com as políticas públicas de incentivo à bioeconomia, que buscam promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio do uso inteligente de seus recursos naturais.









