CIDADES
Amazonas: 40 municípios em emergência devido às cheias históricas

Intensas chuvas no Amazonas resultaram em enchentes que afetaram drasticamente a vida de milhares de pessoas, levando 40 municípios a decretarem estado de emergência. Outros 15 municípios estão em estado de alerta, e Tabatinga, localizada no Alto Solimões, encontra-se em estado de atenção, segundo informações da Defesa Civil.
O último boletim do governo estadual aponta que quase 535 mil pessoas foram afetadas pelas cheias. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a continuidade de chuvas intensas nos próximos dias, com alerta amarelo para risco de alagamentos nas regiões Norte e Centro do Amazonas, além do Baixo Amazonas.
Embora o Serviço Geológico Brasileiro tenha registrado uma tendência de estabilização e leve queda nos níveis dos principais rios, o Rio Negro em Manaus, apesar de apresentar estabilidade com pequenas oscilações, permanece em níveis acima da normalidade para o mês de julho.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já reconheceu 33 declarações de situação de emergência, liberando R$ 17 milhões em recursos para assistência humanitária. Esses recursos serão destinados à distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene, colchões e combustível para o transporte de equipes e mantimentos, conforme informado pelo ministro Waldez Góes.
Além dos impactos diretos sobre as comunidades ribeirinhas, as cheias afetaram o funcionamento de escolas no interior do estado. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar ainda não forneceu dados atualizados sobre o número de escolas com aulas presenciais suspensas devido às inundações.
A situação no Amazonas exige uma resposta rápida e eficiente por parte das autoridades, garantindo o socorro às populações afetadas e a mitigação dos impactos das cheias. A falta de informações sobre o número de escolas afetadas ressalta a necessidade de transparência e agilidade na comunicação de dados cruciais para o planejamento e execução de ações de apoio.
