CIDADES
Amazonas tem IPVA mais barato do Brasil após redução de 50%; inscrições para CNH Social são abertas

MANAUS (AM), 02 de janeiro de 2026 — O Amazonas passa a detentar o título de estado com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) médio mais baixo do país, após a redução de 50% nas alíquotas do tributo. A medida, anunciada em setembro do ano passado pelo governador Wilson Lima, entrou em vigor neste mês e deve beneficiar mais de 400 mil proprietários de veículos em todo o estado, aliviando o orçamento familiar.
Durante a apresentação oficial da redução nesta sexta-feira (2), o governador também divulgou a abertura das inscrições para o terceiro ciclo do projeto CNH Social. A nova etapa do programa amplia o alcance da iniciativa, incluindo novos grupos prioritários e fortalecendo as ações de inclusão social do governo estadual.
Com a nova alíquota, o estado supera outros estados que já mantinham tributos mais baixos, consolidando-se como o local com o IPVA médio mais barato do Brasil. A diminuição do imposto faz parte de um pacote de medidas visando aliviar a carga tributária sobre a população e impulsionar o setor automotivo no estado.
Integrado ao programa Detran Cidadão, a CNH Social oferece acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda. A ampliação do público-alvo na terceira etapa visa garantir que mais cidadãos tenham condições de obter a habilitação, contribuindo para a geração de renda e a abertura de novas oportunidades de emprego.
Os detalhes sobre como participar do CNH Social, incluindo os novos grupos prioritários e os canais de inscrição, serão divulgados nos próximos dias pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).








