CIDADES
Após melhorias na estrutura, visitas são liberadas no presídio de Cruzeiro do Sul
As visitas aos presos do Bloco 7 do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, foram retomadas nesta quarta-feira, 10, após terem sido suspensas desde dezembro, devido a duas tentativas de fuga consecutivas. A suspensão das visitas ocorreu após a descoberta de buracos nas celas nos dias 21 e 27 de dezembro de 2023.
Elves Barros, diretor da unidade prisional, informou que as instalações foram recuperadas e os presos foram readequados por cela. A Polícia Civil realizou perícias para avaliar os danos na estrutura e as devidas recuperações foram feitas.
Na última segunda-feira, 8, um novo buraco foi descoberto em uma cela do Bloco 2, mas, segundo Elves, o dano estrutural foi reparado sem a necessidade de suspensão das visitas. Ele ressaltou que as tentativas de fuga costumam aumentar no início e final do ano.
No presídio de Cruzeiro do Sul, que abriga 775 presos, além das três fugas recentes, outras ocorreram em 2023, sendo que a maioria envolveu a criação de buracos nas paredes e lajes da unidade prisional. Elves Barros explicou que o presídio possui blocos de diferentes idades, sendo que os mais recentes foram melhor projetados. Apesar disso, ele destacou que existem paredes simples, feitas com tijolos e cimento, assim como em outras construções, mas que há um sistema de segurança com câmeras, guaritas, alambrado e policiais penais. Revistas estruturantes são realizadas regularmente.
O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) possui projetos para a construção de um muro de segurança na unidade prisional e a ampliação do alambrado, visando reforçar a segurança do local.
No presídio Manoel Neri, são oferecidas atividades de ressocialização, como horta, roçado, casa de farinha, marcenaria, posto de lavagem e pocilga. Além disso, são disponibilizados cursos profissionalizantes, com o objetivo de proporcionar aos detentos a oportunidade de adquirir uma profissão e remir parte de suas penas. A cada três dias de trabalho, um dia de pena é reduzido.
O foco da instituição é promover a reinserção dos detentos na sociedade, oferecendo-lhes oportunidades de ressocialização e a chance de saírem do presídio com uma profissão.