Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Após naufrágio fatal em Tarauacá, Corpo de Bombeiros lança campanha de segurança nas vias fluviais

Publicado em

TARAUACÁ (AC) – Em resposta ao naufrágio que vitimou o atleta Jonatas “Poeta” Fadell Neves na terça-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) lançou nesta quinta-feira (15) a Campanha Navegação Segura. A iniciativa, coordenada pelo 7º Batalhão sediado na cidade, tem como objetivo conscientizar a população sobre práticas responsáveis durante a navegação, em um momento em que o aumento dos níveis dos rios torna as vias fluviais mais perigosas.

A embarcação que transportava um time de futebol naufragou no rio Tarauacá, na região da comunidade São Luiz, durante a trajetória para Jordão. O corpo do jogador foi localizado na manhã do dia do lançamento da campanha por um morador ribeirinho.

Continua depois da publicidade

O uso correto do colete salva-vidas é o principal eixo da ação. A corporação reforça que o equipamento deve ser usado durante todo o percurso – não apenas transportado a bordo – e estar em boas condições, adequado ao tamanho e peso de cada ocupante da embarcação. “Uma medida simples que pode fazer toda a diferença entre vida e morte em casos de acidentes, quedas na água ou naufrágios”, destaca o CBMAC.

No vídeo de lançamento, o comandante do 7º Batalhão, capitão BM Marcos, enfatiza a relevância do item como dispositivo de sobrevivência. “Diferente de outros equipamentos, o colete possibilita a flutuação e impede a entrada de água nas vias aéreas, mesmo que a pessoa esteja inconsciente ou ferida”, explicou.

Continua depois da publicidade

O comandante alertou ainda para o aumento de riscos com o início do inverno amazônico, período em que rios e igarapés apresentam elevação de níveis. Nos últimos meses, as ocorrências de acidentes náuticos triplicaram, com registro de perdas de vidas. “Por isso, iniciamos essa campanha para difundir a cultura de segurança. Prevenir é sempre a melhor opção – a prevenção salva vidas”, concluiu o capitão.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement