Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Atraso nos testes impede início do fornecimento de energia da Venezuela para Roraima

Publicado em

Após o acordo entre o Brasil e a Venezuela para retomar o fornecimento de energia elétrica a Roraima, o estado ainda aguarda o início do recebimento da energia importada. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o motivo para o atraso é a falta de realização de um teste fundamental de 96 horas ininterruptas na linha de transmissão entre os dois países.

A comercializadora de energia Âmbar, pertencente ao grupo J&F, foi autorizada a conduzir a operação e negociou diretamente com a Venezuela a compra da energia da hidrelétrica de Guri. No entanto, o teste necessário ainda não foi realizado, o que tem causado o atraso no processo. O contrato será fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devido aos valores aprovados para a transmissão, que totalizam R$ 2 bilhões por dois anos.

Continua depois da publicidade

Embora o Ministério de Minas e Energia (MME) tenha anunciado a retomada da compra de energia da Venezuela em dezembro do ano passado, a falta de realização do teste essencial tem impedido o início do fornecimento. A intenção dessa retomada era reduzir os custos com o atendimento do estado de Roraima, que não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende principalmente da geração termelétrica local, subsidiada pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) em aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

O Brasil tinha a expectativa de reduzir os custos totais para atender Roraima, uma vez que os valores praticados no contrato de comercialização entre Âmbar e Venezuela eram mais baixos do que os das termelétricas que atualmente fornecem energia para o estado. Apesar da aprovação da proposta pela Âmbar no ano passado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o prazo do acordo expirou em janeiro deste ano sem a conclusão dos testes necessários.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement