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Avião do acidente na divisa Acre-Rondônia é robusto e tinha documentos válidos até 2026

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Foto: imagem meramente ilustrativa

VILA EXTREMA (AC/RO) — O Hawker Beechcraft B200GT envolvido no acidente deste sábado (20) na divisa entre o Acre e o Rondônia é um modelo norte-americano conhecido por sua robustez e capacidade de operar em regiões de difícil acesso, como a Amazônia. Dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Anac, confirmam que a aeronave (matrícula PS-GAC) tinha toda a documentação em dia e situação de aeronavegabilidade normal.

O avião, de categoria turboélice bimotor, é utilizado principalmente para transporte executivo e operações privadas — e possui capacidade de voar por instrumentos (inclusive noturnamente) e pousar em pistas curtas. Seu Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) era válido até 13 de junho de 2026, e não há registros de gravames ou pendências financeiras vinculadas à aeronave.

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O operador registrado é a empresa Crescit Multi Investments e Aviation Solutions Ltda., e a Anac informa que a aeronave não tinha autorização para operação comercial regular, táxi aéreo ou serviços especializados, sendo destinada exclusivamente a uso privado. Apesar da conformidade documental e as características do modelo, as causas do pouso de emergência e posterior explosão ainda serão investigadas pelos órgãos competentes.

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