CIDADES
Bahia tem 1º caso suspeito de intoxicação por metanol

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, na manhã desta sexta-feira, 3, ter registrado o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado. A vítima seria um homem, de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Queimadinha, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, e morreu nesta madrugada.
A pasta não deu maiores detalhes sobre quais eram os sintomas do paciente, nem sobre o histórico de consumo de bebida alcoólica dele nas horas anteriores à internação. A confirmação ou descarte da hipótese de intoxicação deve ocorrer em até sete dias, quando devem sair os resultados da análise laboratorial.
A Sesab informa que já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.
O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado. As secretarias também mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros Estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.
No Brasil, o Ministério da Saúde atualizou, na noite de quinta-feira, 2, que havia 59 casos de intoxicação por metanol, sendo 53 em São Paulo (11 confirmados e 42 em investigação), cinco em investigação em Pernambuco e um no Distrito Federal. Há ainda um óbito confirmado e sete em investigação.
