Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Barco encalha devido ao baixo nível do Rio Acre em Xapuri

Publicado em

Uma cena inusitada chamou a atenção em Xapuri, onde um barco a motor rabeta encalhou no meio do Rio Acre devido ao baixo nível das águas. A situação foi registrada por um internauta em uma rede social, mostrando dois homens lutando para liberar a embarcação presa.

A publicação, datada desta terça-feira, 21, revela a preocupante redução do nível do rio na zona urbana do município. O vendedor de picolés conhecido como Zé Toco, narrador do vídeo, destaca a situação que evidencia a escassez de água na região.

Continua depois da publicidade

Fotos da área próxima à Praia do Inferno, outrora um popular destino de banhistas, também ilustram a diminuição do curso d’água nesta época do ano.

Segundo dados da plataforma Hidroweb da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Rio Acre em Xapuri estava em 1,94 metros na manhã desta quarta-feira, 22, às 11h. Em comparação, Assis Brasil registrava 3,08 metros, Brasiléia/Epitaciolândia 1,37 metros e Rio Branco 3,54 metros, conforme medição da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal.

Continua depois da publicidade

O último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre), divulgado em abril, indicava níveis de 3,24m em Assis Brasil, 1,97 em Brasiléia/Epitaciolândia, 2,93 em Xapuri e 6,14 em Rio Branco.

Em fevereiro, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia enfrentaram a maior enchente da história do Rio Acre, enquanto Xapuri e Rio Branco registraram cotas significativas, refletindo a variação extrema do nível do rio ao longo do tempo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement