CRUZEIRO DO SUL, AC – O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, fez um apelo à responsabilidade na utilização da palavra, tanto na vida cotidiana quanto nas redes sociais, em alusão ao Dia da Palavra que será celebrado na região no dia 25. Em um vídeo divulgado pela diocese, ele condenou veementemente as fake news e ressaltou que enquanto uma palavra de conforto pode ser “como um remédio”, mensagens negativas ou falsas podem destruir vidas.
Dom Flávio destacou que a palavra de Deus é “viva e eficaz”, mas também chamou atenção para o impacto das comunicações humanas. “As palavras que passamos aos outros na internet, às vezes podem destruir uma vida. Ou podem levantá-la”, afirmou o bispo. Ele alertou ainda sobre o poder das mensagens que as pessoas se dirigem a si mesmas, lembrando que frases como ‘você não presta, você não serve para nada’ podem comprometer uma existência inteira.
“É preciso ter cuidado com o que falamos, com o que retransmitimos, com o que geramos e transmitimos”, enfatizou o religioso, ao destacar que a mentira – incluindo as fake news – configura-se como pecado. Ele ressaltou que um dos Dez Mandamentos estabelece “não mentir, não levantar falso testemunho”, e criticou a cultura de tratar a criação de notícias falsas como uma brincadeira.
“Gente, fake news é mentira. Feita para maldade, é pecado”, afirmou Dom Flávio Giovenale. No encerramento do seu pronunciamento, ele convidou a população a levar a sério tanto a palavra de Deus – que considera “mais importante do que qualquer palavra humana” – quanto as próprias comunicações, que têm poder de transformação. “Que Deus abençoe a todos, especialmente na hora de falar e escrever nas redes sociais”, concluiu o bispo.









