CIDADES
‘Blindado não sobe, vamos ter que descer’: vídeo mostra policiais socorrendo colega baleado em operação no RJ

O Governo do Rio de Janeiro divulgou no domingo, 2, novas imagens da megaoperação deflagrada nas comunidades do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro (RJ). Nos vídeos, policiais aparecem tentando salvar um colega que foi baleado durante os confrontos, fazendo torniquetes e improvisando macas com lonas.
Os vídeos são das câmeras corporais acopladas aos uniformes dos policiais. Em um dos registros, o cabo Oliveira, do Bope, está ferido coxa esquerda na área da mata no Alemão.
Durante o socorro, o sargento Cleiton Serafim Gonçalves, também do Bope e um dos que morreu na operação, participa do salvamento do colega. “O blindado não sobe aqui, vamos ter que descer com ele”, disse um dos agentes.
Os policiais colocam o ferido em uma maca improvisada e descem a comunidade carregando o policial dentro da mata. O cabo Oliveira foi levado para um hospital e passa bem. O sargento Serafim, no entanto, acabou sendo morto em meio aos confrontos posteriormente.
Outro vídeo também mostra outro sargento, o Walner Santana, do Batalhão de Ações com Cães, que foi atingido por três disparos na Vila Cruzeiro, antes de chegar à região de mata. As imagens mostram o agente recebendo os primeiros socorros ainda no local e sendo retirado da área em meio ao tiroteio. O resgate levou uma hora e seis minutos.
Além do sargento Serafim, outros três policiais morreram na ação: o sargento da Polícia Militar Heber Carvalho da Fonseca e os policiais civis Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Velloso Cabral. No total, a operação deixou 121 pessoas mortas, segundo o governo do Estado.