Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Brasiléia garante destaque na Conferência Estadual das Cidades com propostas aprovadas para etapa nacional

Publicado em

O município de Brasiléia obteve um resultado significativo na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Rio Branco, ao ter propostas aprovadas para a etapa nacional do evento, que ocorrerá até o final de 2025, em Brasília.

Entre as medidas aprovadas, destacam-se:

Continua depois da publicidade

-A implementação de um programa de mobilidade “verde”, visando articular setores urbanos com políticas públicas sustentáveis.

-A criação de uma estrutura processual para habitação e regularização fundiária que considere as particularidades culturais locais.

Continua depois da publicidade

-A constituição de consórcios intermunicipais como ferramenta de planejamento e gestão urbana sustentável, especialmente em regiões de fronteira e áreas amazônicas de vulnerabilidade.

Para representar Brasiléia na etapa nacional, foram eleitas Lindaura dos Santos Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Joana Rodrigues Bandeira dos Anjos, da Associação de Moradores de Brasiléia, além de Lucélia Monteiro Borges, da Câmara Municipal, como suplente.

O prefeito Carlinhos do Pelado enfatizou a importância do protagonismo de Brasiléia nas discussões estaduais, ressaltando que as propostas aprovadas refletem o compromisso do município em buscar soluções que unam sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento para a cidade e toda a região do Alto Acre.

Continua depois da publicidade

A secretária municipal de Planejamento, Goreth Bibiano, destacou que as propostas abrangem tanto as demandas locais quanto as estratégias de cooperação entre municípios. O consórcio intermunicipal, por exemplo, é visto como uma medida que fortalece a governança regional e facilita o acesso a políticas públicas nacionais e internacionais.

A conferência estadual, organizada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), com o apoio do Ministério das Cidades, reuniu representantes dos 22 municípios acreanos, autoridades estaduais e movimentos sociais para discutir os principais desafios e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável.

Continua depois da publicidade

Com o tema “Construindo cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”, a conferência nacional das cidades será um espaço de articulação entre sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos para a formulação de diretrizes que orientarão as políticas urbanas no país nos próximos anos.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement