A briga que acabou com a morte de um jovem de 19 anos, no bairro Nova Colina, em Sobradinho I (DF), na madrugada deste domingo (15/2), pode ter sido acordada entre vítima e agressor, segundo a Polícia Civil (PCDF).
De acordo com o delegado Hudson Maldadono, da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), a confusão foi filmada por um amigo em comum dos envolvidos no conflito físico. Na delegacia, porém, agressor e autor da filmagem permaneceram em silêncio.
“Tudo indica que a briga foi iniciada de comum acordo e estava sendo filmada por um amigo das duas partes. Tanto o autor quanto o homem que filmava não quiseram prestar declarações. Por isso há suspeita de que a briga foi pré-ajustada”, declarou o delegado Hudson Maldonado.
“O jovem de 19 anos foi socorrido ao hospital, mas morreu horas depois. Ainda aguarda-se o laudo do IML para saber a causa da morte. Mas a suspeita é de que pode ter sido provocada por um golpe conhecido como mata-leão desferido contra a vítima ou no momento em que ele bateu a cabeça no asfalto”, declarou Maldonado.
Ainda segundo o delegado, o agressor estava em liberdade provisória pela “prática de trafico de entorpecentes”. Tanto a vítima quanto o homem que filmava a confusão não tinham passagens anteriores pela polícia: “Agora será feita uma análise para a possível evolução do indiciamento para homicídio qualificado, considerando motivo torpe”.
“Não se pode abrir mão da própria integridade física. Não interessa se a briga teria sido ajustada previamente. […] Então, esse agressor, embora não tivesse intenção direta de matar a vítima, aceitou esse risco e culminou nesse desfecho trágico. Uma atitude estupida, ignorante que resultou na perda da vida de um jovem de 19 anos”, finalizou o delegado.
O caso
O crime foi registrado em um vídeo obtido pela coluna Na Mira. O caso aconteceu em via pública. O jovem de 19 anos não resistiu ao golpe fatal e morreu horas após a briga.
Segundo a PCDF, o fato foi filmado por outro homem, também de 26 anos, que “instigava” as agressões, usando termos como “sustenta”.
Após a briga, o jovem de 19 anos foi para a casa de uma tia e, de imediato, socorrido à UPA de Sobradinho II, onde já teria chegado em parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação, o óbito foi declarado no local.
Após o registro do crime, equipes da 35ª Delegacia de Polícia, em conjunto com agentes da 13ª DP, localizaram e efetuaram a prisão do agressor e do autor da filmagem.
“Ficou nítido que o agressor causou a morte. Quanto ao outro homem, ele ‘instigou’ a conduta. Ambos seguem presos por homicídio”, disse o delegado Hudson Maldonado.
A dupla ainda passará por audiência de custódia, prevista para esta segunda-feira (16/2). Se condenados, poderão pegar de 6 a 20 anos de reclusão.









