Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Buscas por desaparecidos são encerradas em cidade do PR destruída por tornado

Publicado em

Cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, está devastada após tornado que atingiu a região na última sexta-feira, 7 Foto: @metsul via X/Twitter / Estadão

O Corpo de Bombeiros do Paraná informou que encerrou as buscas por desaparecidos nos escombros da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, às 17h deste sábado, 8. Não há registros de mais desaparecidos. O município foi devastado pela passagem de um tornado na tarde da última sexta-feira, 7.

“As forças de salvamento já encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos. Os bombeiros continuam atuando na coordenação das equipes de resposta para o reestabelecimento da água e luz e coordenação de distribuição de alimentos e água”, diz o comunicado.

Continua depois da publicidade

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais afetada e estima-se que 90% dela tenha sido destruída. A passagem do tornado deixou seis mortos e 775 feridos. O fenômeno deixou ao menos mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas, segundo a Defesa Civil. O Governo prepara abrigos temporários com auxílio de municípios vizinhos para famílias que não têm onde ficar.

Segundo o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada, com cerca de 90% de suas construções destruídas. Diversas outras cidades registraram rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Dois Vizinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou ventos de 82,4 km/h. Cornélio Procópio teve 76 km/h, Campo Mourão 74,2 km/h e Candói 73,1 km/h. Houve ainda chuvas superiores a 40 mm em municípios como Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão e Boa Esperança do Iguaçu. A frente fria deve seguir em direção a São Paulo durante a madrugada deste domingo, .

Continua depois da publicidade

O tornado foi classificado inicialmente como de intensidade F2 na escala Fujita — com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pode ter atingido velocidades superiores a 250 km/h em alguns pontos, o que elevaria a classificação para F3, segundo os meteorologistas. A força do vento provocou tombamento de veículos, queda de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, destacou que a prefeitura fará um levantamento financeiro para definir os próximos passos da reconstrução. Ele também afirmou que uma das alternativas estudadas é a abertura de linhas de crédito para comerciantes e empresários afetados. “Para que seja possível ampará-los, seja na reconstrução, seja na reposição dos prejuízos em todos os setores”, declarou.

Enem suspenso

Continua depois da publicidade

Com as duas escolas da cidade danificadas pelo tornado, a Secretaria de Educação do Paraná informa que a aplicação do Enem 2025, que seria amanhã, está suspensa no município de Rio Bonito do Iguaçu.

Os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement