CIDADES
Buscas por desaparecidos são encerradas em cidade do PR destruída por tornado

O Corpo de Bombeiros do Paraná informou que encerrou as buscas por desaparecidos nos escombros da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, às 17h deste sábado, 8. Não há registros de mais desaparecidos. O município foi devastado pela passagem de um tornado na tarde da última sexta-feira, 7.
“As forças de salvamento já encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos. Os bombeiros continuam atuando na coordenação das equipes de resposta para o reestabelecimento da água e luz e coordenação de distribuição de alimentos e água”, diz o comunicado.
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi a mais afetada e estima-se que 90% dela tenha sido destruída. A passagem do tornado deixou seis mortos e 775 feridos. O fenômeno deixou ao menos mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas, segundo a Defesa Civil. O Governo prepara abrigos temporários com auxílio de municípios vizinhos para famílias que não têm onde ficar.
Segundo o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada, com cerca de 90% de suas construções destruídas. Diversas outras cidades registraram rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Dois Vizinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou ventos de 82,4 km/h. Cornélio Procópio teve 76 km/h, Campo Mourão 74,2 km/h e Candói 73,1 km/h. Houve ainda chuvas superiores a 40 mm em municípios como Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão e Boa Esperança do Iguaçu. A frente fria deve seguir em direção a São Paulo durante a madrugada deste domingo, .
O tornado foi classificado inicialmente como de intensidade F2 na escala Fujita — com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pode ter atingido velocidades superiores a 250 km/h em alguns pontos, o que elevaria a classificação para F3, segundo os meteorologistas. A força do vento provocou tombamento de veículos, queda de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, destacou que a prefeitura fará um levantamento financeiro para definir os próximos passos da reconstrução. Ele também afirmou que uma das alternativas estudadas é a abertura de linhas de crédito para comerciantes e empresários afetados. “Para que seja possível ampará-los, seja na reconstrução, seja na reposição dos prejuízos em todos os setores”, declarou.
Enem suspenso
Com as duas escolas da cidade danificadas pelo tornado, a Secretaria de Educação do Paraná informa que a aplicação do Enem 2025, que seria amanhã, está suspensa no município de Rio Bonito do Iguaçu.
Os participantes afetados terão direito à reaplicação do exame, em nova data que será definida.









