CIDADES
Carnavale encerra com sucesso de público e economia fortalecida

Carnavale, ocorrido nesse domingo (6), marcou o encerramento das comemorações pelos 115 anos de Brasiléia, com um balanço positivo da programação realizado pelo prefeito Carlinhos do Pelado.
Durante três dias de festa, a cidade recebeu centenas de visitantes e celebrou sua cultura, história e potencial turístico.
O tradicional bloco As Rolinhas do Coronel abriu a programação do domingo com um animado desfile pelas ruas da cidade, celebrando seus 35 anos de fundação. Ainda à tarde, a matinê infantil reuniu famílias na Praça Hugo Poli ao som de Raimundo dos Teclados.
À noite, a programação musical e animação contou com grandes atrações como Roger Sousa e Banda, DJ Herbe Renam, Banda Hits, Banda Perfil e Vinny Rodrigues, que encerraram com festa e alto astral o maior carnaval fora de época da fronteira.
Em entrevista, o prefeito Carlinhos do Pelado fez uma avaliação geral das atividades realizadas durante os festejos de aniversário do município. “Tivemos uma programação extensa e diversificada, com atividades cívicas, esportivas, culturais e festivas. Encerramos essa programação grandiosa que começou desde o dia 27 de junho e movimentou a economia local, fortaleceu o turismo e valorizou nossa cultura. Foi uma celebração à altura da importância de Brasiléia. O Carnavale também, além de resgatar nossa cultura, movimenta toda a econômica da cidade. Foram dias de muita alegria, segurança e oportunidade para os expositores, empreendedores e pequenos negócios. Agradeço imensamente o Governo do Estado o Rotary Club, Naldo Maia e demais parceiros pela realização do carnavale o nosso melhor carnaval fora de época do estado. Evento grandioso e importante também que marca a história e um verdadeiro presente para Brasiléia”, afirmou o prefeito.
A festa atraiu foliões de várias cidades do Acre, além de visitantes da Bolívia e do Peru. A rede hoteleira, bares, restaurantes e ambulantes comemoraram o aumento nas vendas, em um período que aqueceu significativamente a economia local.
A segurança foi reforçada com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e segurança privada.
O Ministério Público do Acre (MPAC) também contribuiu com a Campanha pela Paz no Carnavale, que promoveu ações educativas voltadas ao consumo consciente, respeito e convivência pacífica.
A realização do Carnavale foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Brasiléia, o Governo do Estado, Rotary Club – Penápolis, Eduardo Saadi e Naldo Maia. A Prefeitura também garantiu Wi-Fi gratuito no espaço da festa, incentivando o compartilhamento de momentos nas redes sociais.
Com estrutura, segurança, cultura e alegria, o Carnavale 2025 se consolida como um evento tradicional e estratégico para o desenvolvimento sociocultural e econômico de Brasiléia.
