Um homem foi indiciado por maus-tratos após abandonar o próprio cachorro em uma pet shop de Florianópolis, no dia 16 de janeiro.
Kiko, da raça shih tzu, foi levado ao estabelecimento para tomar banho, mas quando ficou pronto, o tutor não foi buscá-lo e o número de telefone deixado para contato foi desativado.
O cachorro ficou aguardando retorno do tutor por mais de cinco horas e, ao perceber que o homem não retornaria, o proprietário da pet shop registrou um boletim de ocorrência.
Tutor é indiciado por maus-tratos
A ocorrência foi encaminhada para a DPA (Delegacia de Proteção Animal), que instaurou um inquérito para investigar o caso. O tutor do cão abandonado em pet shop foi localizado e intimado para prestar depoimento, mas nunca apareceu.
Kiko foi abandonado no dia 16 de janeiroFoto: Reprodução/NDTV“Ele, de fato, não apareceu no interrogatório policial — é um direito constitucional dele, o direito ao silêncio — então ficou bem caracterizada essa situação de abandono. Ele foi intimado em diversas oportunidades e não compareceu”, explicou a delegada Mardjoli Valcareggia, responsável pela investigação, em entrevista ao Tribuna do Povo, da NDTV RECORD.
Com a negativa do tutor em se defender da acusação, o inquérito foi concluído, nesta quarta-feira (28), com o indiciamento pelo abandono do cachorro. “Encerramos o nosso inquérito policial e vamos encaminhar ao Poder Judiciário e para apreciação do MPSC, com indiciamento pelo crime de maus-tratos mediante abandono”, informou a delegada.
Cão abandonado em pet shop é adotado em Florianópolis
Após ser abandonado, Kiko foi encaminhado para um lar temporário enquanto o inquérito policial não era finalizado.
Kiko está sob os cuidados de uma nova famíliaFoto: Reprodução/NDTVSegundo a delegada, a pessoa responsável por ele no período manifestou interesse em assumir a tutela do animal de forma definitiva. Com a conclusão da investigação, ele deverá permanecer com a nova família.









