CIDADES
Cheia do Rio Acre atinge Hospital Epaminondas Jácome em Xapuri
A cidade de Xapuri, no Acre, está enfrentando sérios problemas devido ao aumento do nível do Rio Acre. Com a cota de transbordamento ultrapassada, as águas do rio atingiram a marca de 15,91 metros, causando uma série de consequências devastadoras. A Defesa Civil está trabalhando em conjunto com a prefeitura para fornecer apoio e assistência à população afetada.
Uma das consequências diretas dessa situação é a evacuação do Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri. Na terça-feira (27), a unidade de saúde teve que ser esvaziada devido à proximidade das águas do Rio Acre. Pacientes e parte da estrutura foram transferidos para o núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde receberão os cuidados necessários.
Infelizmente, na manhã desta quinta-feira (29), o hospital já estava completamente inundado. Imagens mostram que a água invadiu todas as dependências da unidade de saúde, tornando o funcionamento impossível. Raimunda Serra, gerente administrativa do hospital, informou que a Defesa Civil Municipal ordenou a evacuação imediata do local assim que as águas começaram a inundar as ruas do centro da cidade, onde o hospital está localizado.
O estado do Acre está enfrentando uma cheia histórica em 2024. Mais de 11,5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado, de acordo com a última atualização divulgada na terça-feira (27). Além disso, 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência devido ao transbordamento de rios e igarapés. As enchentes também afetaram pelo menos 23 comunidades indígenas no interior do Acre, causando grandes impactos nessas regiões.