CIDADES
Chuvas intensas causam transbordamento de igarapés em Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul foi atingida por fortes chuvas na segunda-feira (10), registrando 52,8 milímetros de precipitação – um volume equivalente ao esperado para toda a semana, segundo o Corpo de Bombeiros. O resultado foi o transbordamento de diversos igarapés, causando transtornos na cidade.
Um dos casos mais impactantes ocorreu na Rodovia AC-405, que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves. Vídeos publicados nas redes sociais mostram motoristas enfrentando dificuldades para atravessar um trecho inundado por um igarapé que transbordou. Em um dos vídeos, um motociclista teve sua moto desligada pela água e ficou preso no meio do caminho.
O tenente Fabrício Machado, do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, destacou a diferença do volume de chuvas em comparação com o ano anterior. “Nós estamos trabalhando com prognóstico semanal de 50 a 75 milímetros. Se compararmos com o ano passado, está muito inferior. De 31 de janeiro a 9 de fevereiro, tivemos apenas 33 milímetros, um índice insignificante para a época, pois geralmente temos índices muito maiores. No ano passado, estávamos com 12 a 13 metros no Rio Juruá, hoje estamos com pouco mais de 6 metros”, explicou.
Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, os bombeiros de Cruzeiro do Sul, juntamente com outras instituições, participarão de um simulado para aprimorar o plano de contingência em casos de alagamentos, seguindo o exemplo de treinamento realizado em Rio Branco. O objetivo é garantir que todos os órgãos envolvidos estejam preparados para atuar de forma eficiente em caso de enchentes.
