Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CIDADES

Chuvas no RS: mortes sobem para 147, com 447 municípios afetados

Publicado em

A Defesa Civil estadual divulgou, nesta segunda-feira (13/5), o balanço das enchentes no Rio Grande do Sul. O número de mortes subiu para 147, com 447 municípios afetados pelas chuvas e enchentes. Mais de 500 mil pessoas seguem desalojadas e mais de 80 mil pessoas estão em abrigos. O estado chegou a ser atingido por dois tornados com o avanço da frente fria.

Até o momento, 76 mil pessoas foram resgatadas e 127 continuam desaparecidas. Não há óbito em investigação, segundo o boletim. Além disso, 806 pessoas ficaram feridas devido às chuvas que assolam o estado e 2 milhões de pessoas foram afetadas. Ao todo, 10 mil animais também foram resgatados.

A Defesa Civil informou, ainda, que a expectativa de elevação da água é de, aproximadamente, 5,50 a 5,60 metros em Porto Alegre para os próximos dias.

Continua depois da publicidade

O estado gaúcho registrou a passagem de dois tornados no fim de semana. Ventos de até 140 km/h atingiram a cidade de Cambará do Sul, na região da Serra Gaúcha. Não há registro de feridos.

Mais de 4 mil viaturas se encontram a disposição dos resgates, além de 41 aeronaves, 340 embarcações. O efetivo é de 27 mil.

Como adiantou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o presidente Lula (PT) marcou para esta quinta-feira (16/5) uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) com o objetivo de debater a situação no Rio Grande do Sul. A reunião terá empresários e demais integrantes do grupo.

Propaganda
Advertisement