CIDADES
Ciclone no RS: idosa morre após cabo se romper durante resgate
Uma idosa morreu durante uma tentativa de socorro sobre o rio Taquari, em Lajeado, no Rio Grande do Sul. De acordo com informações iniciais, o cabo que era utilizado para resgatá-la até um helicóptero se rompeu. A passagem de um ciclone extratropical pela região causou seis mortes no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
As informações foram divulgadas pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), nesta terça-feira (5/9).
O policial socorrista que atuava no resgate está gravemente ferido. “Meus sentimentos aos familiares das seis vítimas das enxurradas no Rio Grande do Sul”, afirmou o governador, por meio das redes sociais.
Nessa segunda-feira (4/9), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para inundação do rio Taquari.
Com essa nova vítima, o número de mortes causadas pela passagem do ciclone extratropical, que atingiu a Região Sul na madrugada de segunda-feira (4/9), subiu para 7, sendo seis no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
A primeira passagem do ciclone foi no território gaúcho durante a madrugada de segunda, deixando um rastro de destruição.
Segundo o governo do estado, Eduardo Leite está em deslocamento para um sobrevoo em municípios atingidos pelas enchentes na região do Vale do Taquari e deverá pousar em Lajeado, por volta das 15h30.
Circulam nas redes sociais vídeos de ruas alagadas nas cidades de Taquari e Roca Sales. A água do temporal fico em uma próxima as das portas dos comércios. Alguns moradores precisaram ser resgatados nos telhados de casas.
Confira o que fazer em caso de enchente:
- Esteja atento às notícias se você vive em áreas de inundação;
- Busque locais altos;
- Conheça os locais próximos que podem inundar (rios, córregos, etc) e mantenha-se longe deles;
- Caso esteja em casa quando a enchente começou, leve itens de sobrevivência (água potável, alimentos prontos e roupas secas) e de
primeiros socorros durante a fuga; - Caso não consiga sair de casa, coloque os itens de sobrevivência e primeiros socorros no andar superior;
- Não tente proteger seus pertences;
- Desligue a energia elétrica;
- Feche registros de água;
- Não tente atravessar a enchente (nem sempre a correnteza está visível na parte superior);
- Se tiver que entrar na água, busque por regiões em que o mínimo possível do seu corpo entra nela;
- Fique longe de linhas elétricas;
- Não dirija em áreas inundadas – 50cm são o necessário para fazer o carro flutuar e 10cm para perder o controle dele.