Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Cidade acreana da tríplice fronteira, Assis Brasil completa 46 anos de emancipação

Publicado em

Assis Brasil completa 46 anos de emancipação política e histórica/Foto: Reprodução

O município acreano localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia faz aniversário neste sábado (14). Assis Brasil completa 46 anos de emancipação política e histórica.

Com autonomia obtida a partir da Lei Estadual nº 588, de 14 de maio de 1976, seu nome é uma homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, embaixador que teve papel de destaque junto com o Barão do Rio Branco e Plácido de Castro, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia.

ConJur - Justiça determina desocupação de ponte que liga Brasil ao Peru

Registros apontam que o povo indígena Machineri foi o primeiro a habitar o território que hoje configura o município. Os primeiros moradores não-índigenas teriam sido os irmãos Freire, que vieram do estado do Maranhão em 1908. Belarmino Freire, Policarpo Freire e Durval Freire se estabeleceram às margens do rio Acre, próximo ao Marco Rondon.

Continua depois da publicidade

“Vicente Bessa foi o primeiro prefeito nomeado da Vila Assis Brasil. Por ser o Acre, na época, um território federal, a população tinha direito de eleger pelo voto direto somente os cargos do legislativo. Os cargos executivos (prefeitos e governador) eram nomeados pelo Presidente da República”, diz um trecho de um documento da base de dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população está estimada em quase 8 mil habitantes, de acordo com o último senso do IBGE. Sua área territorial é de 4.974,175 km².

Assis Brasil, a 344 km da capital Rio Branco, forma uma conurbação com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress