CIDADES
Combate ao Aedes aegypti chega às escolas de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul

Um novo projeto inovador está combatendo o mosquito Aedes aegypti nas escolas de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, no Acre. Em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Sapien, a iniciativa lança um programa de educação focado na prevenção da dengue, zika e chikungunya.
Nos dias 26 e 27 de maio, professores e alunos do ensino fundamental participam de atividades de lançamento do projeto. Em Mâncio Lima, o evento acontece na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, enquanto em Cruzeiro do Sul, a sede da Associação Comercial e Empresarial (Acecs) recebe o lançamento.
O programa capacita professores com recursos técnicos e pedagógicos, fornecendo materiais didáticos e acesso a uma plataforma online. Os alunos recebem livros com jogos interativos, vídeos educativos, cartilhas, adesivos, carteirinhas de “combatente” e equipamentos de realidade aumentada, transformando o aprendizado em uma experiência imersiva e divertida.
As ações de combate ao mosquito se estendem para além da sala de aula, com visitas domiciliares guiadas por agentes de endemias, concursos culturais, apresentações teatrais e gincanas. A iniciativa, de médio e longo prazo, visa criar uma geração consciente e engajada na prevenção, segundo Lucas Varela, presidente do Instituto Sapien. O projeto conta com o apoio das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Comunicação.
