CIDADES
Criança morre após cair de égua e animal é levado em funeral para se despedir de menina; veja
Uma criança de 11 anos morreu após cair da própria égua em Camboriú, no Estado de Santa Catarina. Bárbara Montibeller era competidora de três tambores, uma modalidade de corrida a cavalo, e, segundo relato da família e amigos nas redes sociais, era apaixonada pelo esporte e pelo animal que a acompanhava nas competições. Para homenageá-la, a família levou sua égua, chamada ‘Bela’, para se despedir da tutora.
Bárbara sofreu a queda no último dia 15 e chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao hospital, mas, devido à gravidade, não resistiu aos ferimento e morreu no último sábado, 19.
“Nossa menina mudou a vida de todos que tocou. Viveu intensamente tudo que queria. Amou as pessoas e os animais. Agora vai iluminar a todos lá de cima”, publicou a família no perfil oficial da criança.
A competidora de três tambores recebeu homenagens de moradores e entidades de toda a cidade, além de praticantes da modalidade do esporte que a menina participava e até mesmo da cantora Ana Castela, de quem Bárbara era grande fã.
A cerimônia de despedida da menina ocorreu neste fim de semana e, segundo a família, ela e sua égua tinham uma conexão muito forte. Sabendo do amor que a criança tinha pelo animal, os familiares afirmam que decidiram levá-lo para dar o último adeus para Bárbara.
O vídeo mostra o momento em que, emocionados, os pais de Bárbara conduzem a égua até o caixão para também se despedir da menina. Em seguida, ‘Bela’ abaixa sua cabeça em direção ao corpo da tutora por alguns segundos. O momento foi de grande emoção para todos que participavam do funeral e teve repercussão nas redes sociais.
“De todas as postagens que fiz nestes 5 dias da nossa princesa, esse encerra como um dos mais emocionantes pra mim, a Bela esteve no velório e também acompanhou a missa de corpo presente na igreja Divino Espírito Santo de Camboriú! A grande paixão da Bárbara, sua companheira de tantas conquistas, de tanta parceria e de tanta troca de amor! A Bela foi protagonista nas maiores realizações e dividiu muitos sonhos com a Ba. Ela estava triste, chorou, demonstrou sentimento de dor e vai sentir muita falta dela [tutora]”, publicou uma amiga da família ao postar um vídeo do animal na despedida.
A queda
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informou ao Terra que, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aeromédico, realizou atendimento à ocorrência de queda de cavalo nesta terça-feira, 15.
Ao chegar no local do acidente, equipes realizavam os primeiros socorros mas, devido a gravidade, solicitaram apoio da aeronave Arcanjo de Blumenau.
“A vítima encontrava-se inconsciente, com grande perda de volume de sangue e com TCE [Trauma cranioencefálico] grave. Realizado atendimento avançado a vida com procedimentos específicos, monitorização, intubação, além da aplicação de medicamentos para o caso. Após atendimento, estabilização e regulação, a paciente foi conduzida pela aeronave ao hospital Pequeno Anjo em Itajaí”, informou a corporação.