Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Cruzeiro do Sul enfrenta desafios com o aumento de casos de Sífilis e AIDS

Publicado em

Em 2023, Cruzeiro do Sul, uma cidade localizada no Estado do Acre, está enfrentando um aumento preocupante no número de casos de sífilis e AIDS. De acordo com os registros, foram identificados 99 novos casos de sífilis e 3 casos de AIDS ao longo do ano. No entanto, especialistas acreditam que esses números podem ser ainda maiores, uma vez que muitas pessoas não realizam testes rápidos ou outros métodos de diagnóstico.

Iago Castro, técnico especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da cidade, ressaltou a importância da conscientização e da realização dos testes. Ele enfatizou que os testes são gratuitos, fáceis e rápidos, e quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será o tratamento para o paciente.

A médica infectologista Rita de Cássia também expressou sua preocupação com a falta de testagem regular. Ela destacou que muitas pessoas passam a vida inteira sem fazer o teste para o HIV e outras ISTs, o que impede que procurem tratamento adequado caso estejam infectadas.

Continua depois da publicidade

Felizmente, Cruzeiro do Sul conta com Unidades Básicas de Saúde onde os testes rápidos para sífilis e HIV estão disponíveis. Além disso, o acompanhamento dos pacientes é realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município. Nesse setor, uma equipe composta por uma médica infectologista, técnicos de enfermagem e enfermeiras está pronta para atender e acompanhar os pacientes. Além dos testes rápidos, são oferecidos exames e medicamentos necessários para o tratamento.

A enfermeira Rafaela Palmeira ressaltou que a unidade de saúde também oferece serviços preventivos, como o “PrEP”, que previne o HIV antes da exposição (sexo sem uso de preservativo), e o “PEP”, que é a profilaxia pós-exposição ao risco de contrair o vírus.

No intuito de combater essas infecções e conscientizar a população, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações durante o Dezembro Vermelho. Essa campanha tem como objetivo principal incentivar o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e outras infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, estão sendo distribuídos panfletos informativos e realizadas orientações em bares, clubes, empresas e até mesmo no Complexo Penitenciário do Juruá.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress