Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Defesa Civil de SP emite alerta para risco de temporal e anuncia gabinete de crise

Publicado em

WS SÃO PAULO 04/04/2025 - CHUVA- CIDADES - Pedestre caminha durante chuva na zona norte da capital paulista nesta sexta-feira (04). FOTO:Werther Santana/Estadão Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de tempestades, rajadas de ventos e quedas de granizo em meio à previsão de chuvas fortes entre quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25.

O alerta abrange diferentes localidades do Estado, como a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, o Litoral Norte, a Serra da Mantiqueira e as regionais de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, onde há risco elevado para transtornos associados às chuvas.

Ainda segundo a Defesa Civil, também há previsão de volumes significativos de chuvas nas regionais de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru, exigindo atenção das autoridades e da população.

Continua depois da publicidade

O órgão dá conta de que as instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão sobre o continente, além da presença de ventos fortes em altos níveis da atmosfera e pela passagem de uma frente fria próxima ao litoral paulista.

O cenário levou a Defesa Civil a mobilizar o gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. O posto de comando funcionará das 14h às 22h, na quinta, e das 8h às 22h na sexta-feira.

Segundo a pasta, o objetivo da mobilização é reforçar o monitoramento das condições climáticas, articular ações preventivas com os municípios atingidos e garantir resposta rápida a qualquer ocorrência.

A ação conta com a participação das agências reguladoras de serviços, concessionárias de abastecimento de água e de energia elétrica e do Corpo de Bombeiros.

À população, a Defesa Civil orienta o acompanhamento de avisos oficiais e, em caso de emergência, o acionamento através do telefone 199. A atenção deve ser redobrada em áreas de risco, como encostas, margens de rios e regiões com histórico de alagamento ou deslizamentos.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress