CIDADES
Dengue cai 89,3% em Brasiléia, mas prefeitura reforça mutirões de prevenção

Dados do SINANWEB mostram queda expressiva nos casos de dengue em Brasiléia: em 2025, foram registradas 187 notificações no mesmo período em que 2024 teve 1.591 — uma redução de 1.404 casos, ou 89,3%. Apesar do resultado positivo, a Prefeitura ampliou as estratégias de controle do Aedes aegypti e iniciou um grande mutirão de limpeza na Agrovila do km 26 na manhã desta quinta-feira (11).
A ação, que vai até sexta-feira (12), conta com a integração das secretarias de Saúde e Obras. Equipes da Secretaria de Obras cuidam da limpeza de áreas externas, enquanto profissionais da Saúde fazem visitas casa a casa, orientando moradores sobre medidas de prevenção e busca por focos do mosquito. Novos bairros serão contemplados nos próximos dias.
O prefeito Carlinhos do Pelado destacou que o trabalho sério desde o início da gestão gerou os resultados, mas que não há espaço para baixar a guarda. “Nossa determinação é proteger as famílias de Brasiléia, intensificando as ações, reforçando a conscientização e mantendo a cidade preparada”, afirmou.
O secretário de Saúde, Francélio Barbosa, explicou que as ações são contínuas: “Já visitamos cerca de 60 mil imóveis em 2025, cada um com pelo menos cinco visitas dos agentes de Endemias. Também fazemos fiscalização em pontos estratégicos a cada 15 dias, bloqueios com bomba motorizada e o LIRA quatro vezes ao ano, conforme determina o Ministério da Saúde”.
Além das duas secretarias, participaram do mutirão agentes comunitários de saúde, o coordenador da Divisão de Controle de Endemias, Elenilson Cruz, e o gerente de Vigilância em Saúde, Dhyekson Silva. A Prefeitura informou que o trabalho seguirá unindo limpeza urbana, orientação à população, monitoramento e respostas rápidas.











