CIDADES
Discurso em que indígena chama governo de ‘enfraquecido’ não foi feito na COP30

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria uma mulher indígena discursando em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela chama o governo de “enfraquecido” e “acorrentado às alianças e conchavos para se manter no poder”. As publicações sugerem que o pronunciamento teria sido feito na 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP30).
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A declaração foi feita na cerimônia de celebração do retorno do Manto Sagrado Tupinambá ao Brasil, que ocorreu em setembro de 2024. Quem aparece discursando no vídeo é Maria Yakuy Tupinambá, anciã da comunidade dos Tupinambá de Olivença, em Ilhéus, na Bahia.
Saiba mais: o vídeo em que Yakuy faz críticas ao governo federal e ao Congresso Nacional teve mais de 200 mil visualizações somente no TikTok. Sem sinalização de data, alguns usuários relacionaram o conteúdo à COP-30, que começou na segunda-feira, 10, em Belém, no Pará. Já no X, a gravação foi compartilhada como “o melhor discurso da FLOP-30?.
O depoimento, no entanto, não tem nenhuma relação com a Cúpula do Clima. Na verdade, o pronunciamento de Yakuy foi feito em setembro do ano passado, durante uma cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá, vestimenta sagrada da população indígena. O artefato estava na Dinamarca desde o século 17.
O evento foi transmitido pelo canal do governo federal no YouTube. É possível conferir o trecho que viralizou fora de contexto a partir da minutagem 18:18.
A anciã criticou o Congresso Nacional, que disse ser “o pior da história”, e chamou o Judiciário de “egocêntrico e parcial”. Yakuy também caracterizou o governo como “enfraquecido”, por ser “acorrentado às alianças e conchavos para se manter no poder”.
Lula, que também discursou durante a cerimônia, disse que não precisa de “subserviência para ficar no poder”. O trecho pode ser visto a partir de 1:21:47.
“Eu queria apenas que a companheira que falou aqui mudasse o seu discurso. Aqui não tem subserviência para ficar no poder. Não preciso disso”, disse. “O que você tem é inteligência política para saber que eu tenho um partido com 70 deputados entre 513, eu tenho nove senadores entre 81, e para aprovar as coisas sou obrigado a conversar com quem não gosta de mim”, completou o petista.
O discurso de Yakuy foi alvo de desinformação dias depois do evento. Em setembro do ano passado, o Verifica checou postagens que editaram o depoimento da anciã para parecer que ela havia xingado o petista.
Indígenas protestam na COP-30
Nesta terça-feira, 11, um grupo de indígenas e integrantes do Coletivo Juntos, ligados ao PSOL, tentaram acessar a área restrita a credenciados. Eles foram contidos pela segurança.
Já nesta quarta-feira, 12, manifestantes indígenas e ribeirinhas participaram de uma “barqueata” na capital paraense. O protesto levanta pautas como a demarcação de terras, e se opõe à exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Rio Amazonas, à ferrovia Ferrogrão e à construção de uma hidrovia no Rio Tapajós.
No início desta sexta-feira, 14, uma mobilização dos indígenas Mundurukus bloqueou o acesso principal da COP-30. A manifestação tem como mote o plano de hidrovias nos rios Tapajós, Madeira e Tocantins, além de projetos de créditos de carbono.
Como lidar com postagens do tipo: tirar declarações públicas de contexto é uma tática comum para fabricar desinformação. Para verificar a autenticidade do depoimento, o Verifica recorreu à busca reversa de imagens. Trata-se de uma ferramenta que auxilia a identificar se determinada mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto. Aprenda aqui a utilizar.









