CIDADES
Em Cruzeiro do Sul, criança morre e médicos suspeitam que causa seja febre amarela
A criança de dois anos, que não teve o nome divulgado, deu entrada no Hospital Regional Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), em estado grave e com as enzimas hepáticas acima do normal, que são causadas toxicidade alcoólica, overdose de medicação e doença hepática gordurosa.
Moradora de uma comunidade ribeirinha no município de Guajará (AM), a criança faleceu na última quinta-feira, 14, e teve como causa morte encefalopatia hepática grave, pelo quadro de insuficiência hepática fulminante.
O sangue dela foi colhido e enviado para o Laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA) e o exame deve ficar pronto entre 20 a 30 dias, disse o médico Rondinei Brito.
“O sangue do paciente está reservado para fazermos um levantamento de estudo e, se necessário, fazermos um estudo genético para elucidar o diagnóstico e fecharmos a causa da morte da criança”, esclareceu o profissional, que ressaltou que a família mora em uma região de mata fechada, onde não há histórico vacinal bebe, e faz o consumo da água do rio.