CIDADES
Enchentes no Acre: Moradores enfrentam dificuldades na limpeza e questionam a vontade divina
Após a redução do nível das águas do Rio Acre, que atingiu a marca de 16,02 metros nesta manhã, a comunidade enfrenta as consequências devastadoras deixadas pela enchente. As ruas, estabelecimentos e residências dos bairros afetados agora sofrem com os rastros de destruição e o persistente mau cheiro.
Diante desse cenário, a prefeitura de Rio Branco mobilizou uma grande operação de limpeza nas áreas impactadas, concentrando esforços no Segundo Distrito, em especial no bairro da Base, neste sábado, 9.
Recentemente, a equipe dedicou-se à limpeza do Calçadão da Gameleira, um ponto histórico e turístico do Acre, onde se encontram diversos estabelecimentos comerciais. Homens, mulheres, caminhões-pipa e máquinas trabalham incansavelmente para amenizar os estragos causados pela baixa das águas.
Em meio a esse árduo trabalho, Dona Lúcia, uma moradora da região, compartilhou a dor vivenciada no período pós-enchente. “É ainda mais difícil porque precisamos nos esforçar muito”, desabafou. Visivelmente abalada, ela ressaltou que as recentes inundações têm desmotivado as pessoas da região a permanecerem em suas casas. “Todo ano é a mesma coisa, parece que estamos sendo castigados”, lamentou com tristeza.