CIDADES
Entenda por que Roraima não foi afetado pelo apagão nacional
Fora do sistema interligado nacional, Roraima é o único no país que não foi afetado pelo apagão registrado nesta terça-feira (15). A energia do estado é fornecida por termelétricas locais operadas pela empresa Roraima Energia.
O apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país, segundo um levantamento do g1. O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente.
“Informamos que Roraima é o único estado não interligado ao Sistema Interligado Nacional-SIN, por isso não houve impacto”, reforçou em nota a Roraima Energia.
Embora esteja fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e não tenha sido afetado no apagão desta terça, em Roraima há frequentes registros de queda de energia. Um dos mais recentes e impactantes foi registrado em abril, quando o estado ficou 5 horas sem energia.
Roraima passou 18 anos com energia vinda da Venezuela — Foto: Raimesson Martins/Rede Amazônica
Durante mais de 18 anos a energia de Roraima foi fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019. Desde então, a energia elétrica consumida pelos 15 municípios do estado é fornecida pela Roraima Energia.
O parque térmico do estado é formado por 17 Centrais Geradoras Termelétrica (UTE) e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que geram uma média diária de 200 megawatt (veja quais são elas mais abaixo). Ao todo, são quase 176 mil consumidores que dependem da empresa no estado.
A solução para ligar Roraima ao sistema nacional é a construção do linhão de Tucuruí. Impasse durante anos, no início do mês o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço para o início das obras – a linha de transmissão vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao SIN. A obra é pedida há anos pelo governo do estado, que sofre frequentemente com a falta de energia, mas nunca saiu do papel.
Usinas termelétricas de Roraima
- PCH Jatapu
- UTE Monte Cristo I
- UTE Monte Cristo II
- UTE Distrito I
- UTE Distrito II
- UTE Novo Paraíso
- UTE Sucuba
- UTE Jaguatirica
- UTE BBF Baliza
- UTE BBF Forte São Joaquim
- UTE Palmaplan
- UTE Oxe Bonfim
- UTE Oxe Cantá
- UTE Oxe Pau Rainha
- UTE Oxe Santa Luzia
- UTE Xavante Pacaraima
- UTE Xavante Uiramutã
- UTE Xavante Amajarí
Roraima é o único estado brasileiro fora do apagão registrado neste dia 15 de agosto de 2023 — Foto: Reprodução/g1