CIDADES
Escola coberta de palha em interior do Acre força alunos a voltarem para casa em dias de chuva: “molha dentro”

RODRIGUES ALVES (AC) — Alunos da Escola Estadual José Mororó de Oliveira, na comunidade Paraná dos Mouras, no interior de Rodrigues Alves, denunciam condições precárias que colocam sua segurança em risco. A unidade de ensino, com cobertura de palha e estrutura de madeira, molha completamente quando chove — fazendo com que os estudantes tenham que voltar para casa — e tem paredes e telhados que, segundo eles, ameaçam desabocar.
“Viemos pedir ajuda ao Ministério Público: estudamos em uma casa de palha que tá prestes a cair em cima de nós, com turmas de mais de 40 alunos”, disse uma aluna que pediu anonimato. “Quando chove, a gente é obrigado a sair. Ninguém é cachorro — peço que tomem providência”.
O coordenador de educação do estado em Rodrigues Alves, Artemiso Moura, afirmou ao ac24horas que o governo repassou R$ 1,5 milhão à prefeitura municipal para recuperar escolas da região, incluindo a de Paraná dos Mouras. “A prefeitura assinou um termo de cooperação e está sob sua responsabilidade executar construções, ampliações e reformas”, disse o gestor, sem especificar o serviço para essa unidade específica.
Já o secretário de Finanças de Rodrigues Alves, Iranilson Nunes, negou que o município tenha recebido os recursos. “Houve a assinatura do termo, mas o estado ainda não analisou o plano de trabalho, nem repassou os valores”, concluiu.








