CIDADES
Escola São José, em Cruzeiro do Sul, tem 11 casos registrados de Catapora; aulas do 7 ano serão suspensas
Uma das maiores escolas de Cruzeiro do Sul com mais de 1.200 alunos, teve diagnósticado 11 casos de catapora em apenas uma sala do 7 ano. Por isso a secretaria municipal de Saúde fez uma ação no local na terça-feira, 11, na tentativa de reduzir os casos e as aulas nessa sala, serão suspensas por 7 dias.
Valéria Lima, Secretaria de Saúde, explica que as carteiras de vacinação de todos os estudantes da Escola São José serão verificadas. As que não tiverem sido imunizadas contra a catapora receberão a dose do imunizante. Após essa etapa, a escola será oficialmente notificada e como medida de precaução, as aulas nessa sala de aula serão suspensas por um período de 7 dias, para a garantia de um bloqueio mais eficiente.
A catapora (varicela), não é de notificação compulsória. Mas quando ocorrem internações hospitalares ou casos graves, como surtos em escolas, há a obrigatoriedade de notificação à saúde, na tentativa de prevenir a propagação da doença e adotar medidas de bloqueio.
“As equipes do Programa de Atenção à Saúde – PAN, e da Vigilância Epidemiológica são responsáveis pela ação na escola. É de muita importância a prevenção e o controle de doenças infecciosas no ambiente escolar como forma de garantir que as crianças estejam adequadamente imunizadas, para evitar surtos e proteger a saúde de toda a comunidade escolar”, ressalta a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.