Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Frente fria derruba temperaturas em grande parte do Brasil; veja previsão

Publicado em

Frente fria derruba temperaturas em grande parte do Brasil nesta semana Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 06/06/2025 / Estadão

Uma frente fria que atinge São Paulo nesta terça-feira, 7, interrompe o calor intenso do início da semana, com previsão de chuva e queda de temperatura em todo o estado, segundo a Climatempo. O fenômeno tem abrangência nacional, e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para perigo de declínio térmico em estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

De acordo com o Inmet, o alerta vale para áreas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e para todo o território do Mato Grosso do Sul e do Paraná. O aviso, válido a partir das 6h desta terça-feira, alerta para um declínio de temperatura superior a 5°C.

Continua depois da publicidade

Queda brusca de temperatura em São Paulo

Em São Paulo, segundo a Climatempo, a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer no extremo Sul e no litoral do estado. No interior, as precipitações serão menos abrangentes, embora devam atingir áreas de todas as regiões. Contudo, a chuva não será persistente nem terá volume suficiente para reverter o quadro de estiagem que ainda afeta grande parte do interior paulista.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira, 8, ainda devem ocorrer chuvas isoladas no centro, norte e oeste do estado. Já no sul e leste, incluindo a Grande São Paulo e o litoral, haverá predomínio de céu nublado e chuvas frequentes de quarta a sexta-feira, 10. Em alguns momentos, as precipitações poderão ser de moderada intensidade.

O avanço da frente fria sobre o estado nesta terça-feira trará ventos frios que reduzirão as temperaturas gradualmente. Nas regiões centro, oeste e norte, a massa de ar frio trará um alívio térmico, com tardes menos quentes e noites de temperatura amena.

Já no sul e leste do Estado, incluindo a Grande São Paulo, os vales do Ribeira e do Paraíba e o litoral, a combinação de ar polar, nebulosidade excessiva e chuvas frequentes manterá as temperaturas baixas durante toda a semana. De acordo com a Climatempo, na capital paulista, as máximas entre os dias 7 e 10 de outubro não devem ultrapassar os 22°C.

Continua depois da publicidade

🌦️Veja a previsão do tempo para o Brasil nesta semana:

Região Norte

Continua depois da publicidade

De acordo com o Inmet, nesta semana, na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar na porção oeste do Amazonas, com volumes que podem superar 60 mm. Os acumulados de chuva entre 20 e 50 mm são previstos para áreas pontuais do Amazonas, Roraima e Acre. Em contraste, em grande parte do Pará, Tocantins, Amapá e Rondônia, não há previsão de chuva ao longo da semana, e a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%

Região Nordeste

Em grande parte do Nordeste não há previsão de chuva, com tendência de redução da umidade relativa do ar, especialmente na porção sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores ficam abaixo de 30%. Já na parte litorânea da região, os volumes de chuva permanecem abaixo de 10 mm.

Continua depois da publicidade

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de tempo estável, com ausência de chuva em praticamente todos os estados, exceto no Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas, sem acumulados expressivos. Segundo o INMET, há também a previsão de umidade relativa abaixo de 30% em toda a região para os próximos dias, principalmente no Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste

Para a Região Sudeste, a previsão indica ausência de chuva para a maior parte dos estados. Volumes de até 10 mm são previstos em todo o Espírito Santo e leste de Minas Gerais. A previsão é de umidade relativa abaixo de 30% para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro, além do norte e oeste do estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Região Sul

Para a Região Sul, a semana inicia com a atuação de um cavado — prolongamento de um centro de baixa pressão — que favorece a ocorrência de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo. O deslocamento de uma frente fria também ocasiona pancadas de chuva nos estados do Sul.

São previstos acumulados acima de 60 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná, e volumes de até 50 mm na porção centro-sul do Paraná. No sudoeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, são previstos acumulados de até 10 mm. O INMET também aponta para baixa umidade relativa abaixo de 30% prevista para o norte do Paraná durante os próximos dias.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement