CIDADES
Frente fria promete aliviar calorão no Centro-Sul do Brasil e capitais podem ter queda de até 16ºC
Quem não aguenta mais o calorão, pode comemorar. Neste fim de semana, uma frente fria avança no Centro-Sul do País e as temperaturas devem cair em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mudanças no termômetro podem ser drásticas: algumas cidades registrarão 16ºC a menos nos próximos dias.
O Inmet emitiu um alerta de declínio de temperatura entre o sábado, 24 e o domingo, 25, em parte do estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A mudança no clima deve ser mais suave que a enfrentada na primeira semana de agosto, quando algumas capitais bateram recorde de frio.
Segundo o Climatempo, o frio mais intenso ficará para cidades do Sul. Por lá, as temperaturas deverão começar a diminuir ainda nesta sexta. Nas áreas mais ao norte do Centro-Oeste e no centro-norte de Minas Gerais, a frente fria não causará mudanças drásticas nos termômetros e deve apenas aliviar o calorão dos últimos dias.
Os moradores da maior capital do País enfrentarão uma queda de 14ºC nas temperaturas entre esta sexta e domingo, 25. Em São Paulo, a máxima para esta sexta é de 30°C, enquanto no domingo os termômetros ficarão em 13°C.
No Rio de Janeiro, a mudança também deve ser sentida, mas em menor escala. Nesta sexta, a máxima na capital fluminense é de 36ºC. No domingo, o clima deve ficar mais ameno, com uma máxima de 25ºC. O número é 11ºC menor que o do início do fim de semana.
Se no Rio o impacto da frente fria é menor, em Curitiba a queda é drástica: 16ºC a menos entre esta sexta, com máxima de 29ºC, e o domingo, com o ponto mais alto do termômetro apontando 13ºC.