CIDADES
Hidrelétrica de Santo Antônio tem operação paralisada pela seca do Rio Madeira
O grupo responsável pela hidrelétrica Santo Antônio anunciou que irá parar de funcionar por causa da falta de água no rio Madeira. A empresa comunicou ao mercado que a decisão está de acordo com os órgãos competentes.
A empresa Santo Antônio Energia disse que o rio Madeira está com pouca água e que eles desligaram a usina hidrelétrica para proteger as máquinas. O órgão explicou que o rio continuará a fluir da maneira como sempre fluía.
Devido à baixa quantidade de água no rio Madeira, que está em torno de 50% da média normal, a Hidrelétrica Santo Antônio parou temporariamente de funcionar. Isso foi decidido em conjunto com o ONS, ANA e Ibama.
Essa medida cumpre as regras definidas no início do projeto com os fabricantes, que estabelecem as condições mínimas para operar as máquinas de forma segura. Atualmente, o rio Madeira tem um nível de água muito baixo. Por isso, as máquinas da hidrelétrica foram desligadas temporariamente para protegê-las.
Mesmo com essas circunstâncias, o rio Madeira continuará fluindo naturalmente, com a passagem da água concentrada pelo Vertedouro Principal da usina, sem afetar o seu fluxo natural.